Política

Disputa na Justiça pode comprometer PTB nas eleições de 2022

Às vésperas do encerramento do prazo para filiações partidárias, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) vive uma indefinição que pode comprometer os pré-candidatos que estiverem filiados na legenda para as eleições de 2022. O partido vive uma briga interna que começou em agosto de 2021, logo após a prisão do então presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, que foi afastado do cargo três meses depois.

Naquele momento, a então vice-presidente Graciela Nienov assumiu o comando do PTB de forma interina e, depois, por eleição da convenção nacional, contando com o apoio do próprio Jefferson. Porém, a relação entre Jefferson e Nienov azedou em pouco tempo, com o ex-presidente do PTB acusando a sucessora de traição, inclusive de articular a manutenção dele na prisão. Ele também chegou a apontar desvios de fundo partidário e disse que ela estava tentando vender o partido.

Por outro lado, os aliados de Nienov dizem que Jefferson tenta usá-la como testa de ferro, visando aumentar a escalada dos ataques ao STF, o que ela não teria aceitado. Desta forma, ele resolveu derrubá-la, mesmo tendo sido afastado das atividades partidárias pelo Supremo.

Para jogar gasolina na situação, no último dia 11 de fevereiro, aliados de Jefferson promoveram outra convenção nacional, que teria elegido o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcus Vinicius Neskau ao cargo de presidente nacional do PTB. Neskau é velho conhecido e foi preso na Lava-Jato, em 2018, por suposto recebimento de propinas mensais de R$ 20 mil a R$ 100 mil – além de cargos – para votar conforme interesse do governo. O parlamentar nega as acusações.

Neskau disse que o diretório nacional do PTB é “soberano” e que, em 11 de fevereiro, elegeu a nova executiva do partido, que está em vigência. Por isso, afirmou, agora apenas aguarda-se o prazo do rito administrativo da Justiça eleitoral. Além disso, ele reafirmou que tanto no TSE e no STF, Graciela não obteve êxito em nenhuma das tentativas de retornar ao poder até o momento.

Por outro lado, o Secretário de Finanças nacional do PTB, Rodrigues Valadares disse que três decisões do TSE reafirmaram Graciela na presidência do partido. No entanto, ainda existe ação na 25ª Vara Cível de Brasília por causa da disputa interna.

Enfim, a disputa está acirrada, e só deverá ser resolvida após o fechamento da janela. Dependendo de qual lado sair vencedor, a composição de chapas proporcionais e o posicionamento político do PTB podem mudar bastante.

Com informações do Portal Metrópoles, segundo matéria veiculada dia 07 de março de 2022.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo