Um levantamento realizado pelo site Cidade On mostra que o Patriota é um dos partidos que mais cresceram em Araraquara. Entre 2017 e 2021, a legenda saltou de 36 para 456 filiados, uma alta de quase 1.200%. Em contraste ao avanço do Patriota, partidos tradicionais e antigos como MDB, Progressistas, DEM e até mesmo o PT, que governa a cidade desde 2017 com Edinho Silva, viram o número de filiados diminuir neste período.
O crescimento do Patriota coincide com a gestão do atual presidente, Pedro Monteiro. Em contato com a nossa reportagem, Pedro destacou que isso é reflexo do trabalho de formiguinha realizado desde 2017. “Quando assumimos a presidência, passamos a caminhar pela cidade e dialogar com a população, despertando o interesse das pessoas em fazer parte do partido político”.
Além do aumento de filiados, o partido também teve um bom desempenho na disputa municipal em 2020. O candidato a prefeito, Doutor Lapena, ficou em segundo lugar, com mais de 37 mil votos e o Patriota ainda elegeu três vereadores (Doutor Garrido, Marchese da Rádio e Carlão do Jóia).
Pedro comemora o resultado e destaca que a cidade estava carente de uma alternativa real. “O Patriota é um partido de centro-direita e faz oposição de verdade ao prefeito Edinho Silva, ao PT e ao sistema político que governa Araraquara há mais de 20 anos. A população soube reconhecer isso nas urnas e, por essa razão, tivemos um desempenho que deixou muita gente do sistema de cabelo em pé”.
Para os próximos anos, Pedro planeja fazer o partido crescer ainda mais, tanto em número de filiados, como em desempenho eleitoral. “Enquanto partidos que possuem décadas de existência estão perdendo força, o Patriota tem apenas oito anos e está em franco crescimento. Vamos trabalhar para trazer mais pessoas comprometidas com a renovação e os princípios conservadores. Temos quadros políticos de grande relevância, principalmente o Doutor Lapena, que é um forte candidato, tanto nas eleições de 2022, como em 2024”.