A eleição de 2024 marca a derrocada do PSDB em Araraquara, que melancolicamente caminha para se tornar uma sigla sem importância no tabuleiro político local. O partido, que está federado com o Cidadania, não conseguiu eleger vereador e ficará sem representação na Câmara Municipal.
A decisão da legenda, que abriu mão de lançar candidatura própria à Prefeitura e preferiu apoiar formalmente a candidatura derrotada de Eliana Honain (PT) foi vista, nos bastidores, como a “pá de cal” que selou o destino dos tucanos.
Tido como adversário do PT nas eleições passadas, incluindo em 2016, quando Edna Martins foi a candidata contra Edinho Silva e ficou em segundo lugar, ao abraçar o petismo, os tucanos acabaram por dinamitar pontes com eleitores da direita assim como não foram bem recebidos pela esquerda. O resultado foi melancólico.
Os tucanos, que já tiveram importantes lideranças em Araraquara, como o ex-prefeito e deputado Roberto Massafera, agora precisarão se reinventar e renovar para tentar uma recuperação na cidade. Caso contrário, dificilmente conseguirão levantar voo novamente.