O republicano Donald Trump venceu a atual vice-presidente democrata Kamala Harris e foi eleito presidente dos Estados Unidos. Ele retorna ao cargo, após perder a eleição em 2020. A vitória fortalece a direita no mundo inteiro e deve repercutir no cenário do Brasil.
A apuração ainda não foi finalizada, mas de acordo com a projeção do site Decision Desk, Trump atingiu 286 delegados no Colégio Eleitoral, o suficiente para garantir o mandato. Ele lidera a apuração nacional com 51% a 47% de Kamala.
Donald John Trump é um empresário, apresentador de televisão e político americano, nascido em 14 de junho de 1946, em Nova York. Filho de Fred Trump, um proeminente empresário do setor imobiliário, Donald ingressou nos negócios da família, eventualmente expandindo suas operações para incluir empreendimentos de grande escala, como hotéis, cassinos e edifícios residenciais de luxo sob a marca “Trump”.
Ao longo das décadas de 1980 e 1990, Trump ganhou destaque na mídia americana, tanto por suas atividades empresariais quanto por seu estilo de vida. Ele se tornou uma figura pública ainda mais conhecida ao apresentar o programa de televisão “The Apprentice”, a partir de 2004.
Em 2016, Trump entrou na política e foi eleito o 45º presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, derrotando a candidata democrata Hillary Clinton. Durante seu mandato (2017-2021), suas políticas foram caracterizadas por um foco em temas como imigração, economia e segurança nacional, com a implementação de reformas fiscais e uma política externa de enfoque nacionalista.
w3vx33