Desde 2017, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) tem alertado e cobrado laudos e soluções plausíveis para as galerias da Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, uma das principais vias da cidade. Em postagem as redes sociais, o parlamentar relata a linha do tempo da questão e cobra soluções da Prefeitura.
“Fizemos e enviamos requerimentos (285/2017, 363/2018, 100/2020, 370/2020 e 457/2021), indicações (563/2017 e 3.788/2017), discursos na Tribuna da Câmara e vídeos nas redes sociais. Tentamos ‘abrir os olhos’ da Prefeitura para o perigo da Via Expressa há anos. Quando a população nos indicou a periculosidade das erosões visíveis próximo à rodoviária, fomos mais a fundo no assunto e descobrimos que o problema é bem maior. Desde então, “estamos no pé” da Prefeitura para que realmente deem a devida atenção ao caso e apliquem soluções, seja com laudos ou obras.
Em outubro de 2022, encaminhamos outro requerimento, perguntando ao Executivo o posicionamento do órgão frente ao laudo do Ministério Público mencionando diferentes irregularidades e necessidade de obras emergenciais na Via Expressa, quais obras seriam realizadas após o apontamento mencionado e se existia previsão para o início das obras emergenciais no local.
Apenas recentemente, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla, informou que o Município tem efetuado acompanhamento frequente da situação da via e das galerias. “Entendemos ser prudente a recomendação do MP-SP e, em entendimento com o mesmo, foi formalizado plano de monitoramento e providências para a manutenção da higidez [salubridade] das estruturas”.
Infelizmente, a Prefeitura só começou a se movimentar com a entrada do Ministério Público no assunto. Esperamos que o problema seja resolvido o mais urgente possível antes que mais um desastre aconteça”.