O PSDB realiza no hoje (21/11) as prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República. Ao todo, 44.700 tucanos se cadastraram para votar. Em Brasília, estarão reunidos 700 mandatários (governadores, prefeitos, vices, senadores, deputados, o presidente e ex-presidentes da Executiva Nacional) que votarão em urnas eletrônicas oferecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral. Vereadores e filiados em todo o país votarão pelo aplicativo Prévias PSDB.
Estão na disputa os governadores de São Paulo, João Dória e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. A campanha interna foi marcada por brigas e denúncias de fraude.
A Comissão de Prévias excluiu 92 prefeitos e vices do Estado de São Paulo da participação nas prévias, por suspeitas de fraude promovidas pelo grupo do governador João Dória, na data de filiação desses prefeitos. Entre os nomes, de acordo com fontes, há prefeitos da região, como das cidades de Gavião Peixoto e Nova Europa.
A impugnação dos nomes, sob alegação de suspeita de fraude, foi pedida por presidentes de diretórios aliados ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (RS), que é o principal adversário de Dória na disputa pela vaga.
De acordo com a Comissão, os prefeitos e vices deverão ser excluídos da votação, tanto do aplicativo de votação das primárias, quanto das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), já que haverá a possibilidade de votar no candidato presencialmente.
Lembrando que em Araraquara, o partido possui como lideranças Edna Martins, o ex-deputado Massafera e os vereadores João Clemente e Rafael de Angeli.
HISTÓRICO-Em 2016, nas prévias tucanas que colocaram João Dória como candidato a prefeito de São Paulo, houve socos, pontapés e brigas, com um militante acabando sem as calças. Relembre: