Uma pesquisa eleitoral, realizada por um instituto pouco conhecido, divulgada neste final de semana por um portal da cidade causou bastante estranheza nos bastidores políticos. O levantamento trouxe um empate técnico entre a Secretária de Saúde, Eliana Honain (PT) e o médico Dr Lapena, com Eliana um ponto à frente. Além disso, Edna Martins (PSDB) aparece um pouco atrás dos líderes, na terceira colocação.
Nos bastidores, articuladores políticos e dirigentes partidários receberam os números com desconfiança. Embora considerem que o apoio do prefeito Edinho Silva (PT) pode alavancar a candidatura de Honain, consideram que ela ainda é desconhecida do público, principalmente da fatia mais propensa a votar no PT, o que torna seu percentual de intenção de votos mais alto que o imaginado para o atual momento.
Além disso, também é questionada o percentual de Edna Martins, que obteve votação pífia para vereadora na eleição de 2020 e que não disputa uma eleição majoritária desde 2016, quando foi derrotada por Edinho na disputa pela Prefeitura.
INCONSISTÊNCIAS-Outro ponto que chama atenção no levantamento são as inconsistências. Um observador político ponderou: “Como o candidato do Edinho é rejeitado por 43%, sendo que, segundo a pesquisa, só 23% da população acha o governo dele ruim ou péssimo? Como que o candidato do Bolsonaro tem 70% de rejeição, sendo que o ex-presidente teve metade dos votos em Araraquara em 2022? Esses números não batem”.
Ainda falta pouco mais de um ano para a eleição municipal, mas o histórico nos deixa em alerta sobre as pesquisas eleitorais, que nas últimas disputas foram utilizadas para ludibriar o eleitor e manipular o resultado final da eleição, escondendo o crescimento de candidatos. É bom ficar de olho.