O presidente Jair Bolsonaro, após se filiar ao Partido Liberal (PL), de olho na disputa pelo segundo mandato em 2022, agora aposta em um “tripé” político sustentado por três das principais legendas do centrão no Congresso — além do PL, o PP e o Republicanos. O curioso é que, em Araraquara, as três legendas integram a base de sustentação do petista Edinho Silva na Prefeitura.
O PL, presidido por José Branco, apoiou a reeleição do Prefeito em 2020 e o partido segue apoiando a administração municipal. Já o PP, indicou o vice de Edinho Silva, Damiano Neto. O Republicanos, que tem como principal liderança João Farias, atual Secretário de Habitação de São Paulo e que já trabalhou nos governos petistas, inclusive coordenou campanhas do PT, tem o vereador pastor Hugo Adorno como um dos parlamentares da base aliada do prefeito.
Ou seja, na cidade, os bolsonaristas perderam e provavelmente verão partidos e lideranças que apoiam o prefeito petista na cidade estarem na mesma coligação do Presidente.