
(*) Wagner Tadeu Silva Prado
Recentemente, a região acompanhou atenta a possibilidade da implantação de um novo pedágio na Rodovia Washington Luiz, entre as cidade de Araraquara e Ibaté.
Audiências públicas foram realizadas, tanto pela ARTESP, como pela Câmara Municipal. Na primeira, a agência reguladora tentando convencer sobre a importância da região, seu crescimento econômico e da necessidade do pedágio para melhorias na rodovia. Na segunda, vereadores e a população araraquarense, ibateense e são-carlense lutando contra mais uma
facada nas costas a ser dada pelo governador Doria para nossa região.
Analisei atentamente o atual contrato de concessão da região Noroeste do estado, que abrange as macro cidades de Araraquara, Barretos, Borborema, Jaboticabal, Matão, Olímpia, Parapuã, Penápolis e São José do Rio Preto. Nele, contava a construção de dois novos pedágios durante a concessão que se encerra no início de 2022. O pedágio de Taiúva e o de Dobrada. Ambos já foram construídos. Porém, em Araraquara, no contrato atual, NÃO há previsão de novo pedágio.
Acredito que no novo edital de concessão, previsto para o início de 2022, deva ser lançada goela abaixo essa previsão. Já solicitei à ARTESP o novo edital para analisar em detalhes seus termos e lutarmos juntos, bravamente, para que o pedágio não seja instalado aqui, pois, se isso ocorrer, ficaremos ainda mais ilhados, afugentando novas empresas que queiram aqui investir. E se isso ocorrer, a cidade vai estagnar, empregos não serão gerados na mesma proporção de hoje sem pedágio. E quem se dará bem será apenas o governo estadual e o consórcio vencedor do futuro leilão.
Fiquemos de olhos bem abertos para não sermos ainda mais prejudicados.
(*) É Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, bacharel em Direito e foi candidato a vice-prefeito do Dr. Lapena nas eleições de 2020 pelo Partido Podemos.
You’ve answered all the doubts I had; I feel much more informed now.
Fascinating take on this issue, I’ve never thought of it that way.
The article is very insightful and provides practical advice for readers. Thanks for sharing your knowledge with us.
Your means of telling the whole thing in this post is genuinely pleasant, all be
able to simply know it, Thanks a lot.
I value your ability to simplify complicated ideas into accessible segments.
Your dedication and enthusiasm radiate in every section. It’s truly inspiring.