O site UOL, nesta segunda-feira (19), publicou uma reportagem mostrando que prefeitos aliados do Presidente Lula (PT) foram beneficiados por recursos para a realização de programas eleitoreiros, feitos às pressas e às vésperas das eleições municipais. Araraquara, governada por Edinho Silva, foi uma dessas cidades.
De acordo com o Ministério Público do Tribunal de Contas da União, há indícios de irregularidades nos repasses, vistos como político-eleitoreiros. “É inevitável a suspeita de tratar-se de favorecimento pessoal por afinidade político-partidária com vistas, no mínimo, a benefícios eleitorais. Cuida-se, caso essa suspeita se confirme, de grave ação em desvio de finalidade e, eventualmente, até mesmo de ato de improbidade administrativa”, apontou o subprocurador-geral do Ministério Público Junto ao TCU Lucas Rocha Furtado.
Segundo a reportagem, o município recebeu mais de R$ 90 milhões, de forma pouco transparente e sem a definição de critérios, para utilizar na realização de exames e cirurgias até o fim de julho de 2024.
A matéria do UOL expõe o descaso com que é tratada a Saúde de Araraquara pela atual gestão, que teve a atual candidata a prefeita do PT, Eliana Honain, como Secretária da Saúde durante quase todo o mandato de Edinho. Ela pediu exoneração no início de junho para disputar as eleições.
Se a preocupação com exames e cirurgias se deu apenas agora, o mesmo ocorreu com a reforma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Atualmente, três UPAs estão em reformas na cidade, fazendo com que os atendimentos de urgência e emergência se concentrem na Unidade de Retaguarda do Melhado, que está sobrecarregada e com alto tempo de espera.
A necessidade de reforma nas unidades de saúde de Araraquara já havia sido apontada em relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em 2021. Porém, assim como as cirurgias e exames, as reformas só estão ocorrendo agora. E a Saúde de Araraquara segue sendo tratada sem planejamento, na base do improviso e movida por interesses eleitoreiros.
iFclAYnvrpokBZ
XxUDuCYWHdwFf
FfEUptlXSOgawJvu
foDYHrwcL