Mesmo com todo o alvoroço com a visita do Presidente Lula, acompanhado da primeira-dama Janja e dos ministros Jader Filho (Cidades), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Luiz Marinho (Trabalho) em Araraquara, a cidade recebeu apenas R$ 380 mil do Governo Federal para realizar obras após os estragos causados pelas chuvas.
Para se ter ideia, o montante é 15 vezes menor do que o valor liberado pelo governo do estado, comandado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), que encaminhou r$ 5,5 milhões para a cidade. Detalhe que Tarcísio perdeu as eleições em Araraquara e Lula ganhou na cidade.
Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.