Na próxima sexta-feira (26), começa o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para o 1º turno das Eleições 2022. Até 29 de setembro, às segundas, quartas e sextas-feiras, serão exibidos os programas de candidatos a senador, deputado estadual e governador, enquanto terças, quintas e sábados são os dias da propaganda para presidente e deputado federal. O horário gratuito terá 50 minutos em rede de rádio e de TV, divididos em dois blocos de 25 cada. Além disso, haverá 70 minutos de propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e 24h.
O maior tempo para a eleição de governador no estado de São Paulo, tanto em rede como em inserções, ficou com a coligação São Paulo pra Frente, seguida pela São Paulo Pode Mais e Juntos por São Paulo. A distribuição leva em conta o número de deputados federais eleitos pelas agremiações em 2018 e a cláusula de barreira, alcançada por 5 dos 10 concorrentes. No caso de coligação para a eleição majoritária, é considerado o resultado da soma do número de representantes das seis maiores legendas que a integram.
Tempo diário e quantidade de inserções para o cargo de governador:
- São Paulo pra Frente (Federação PSDB Cidadania, AVANTE, MDB, PATRIOTA, UNIÃO, PODE, PP e SOLIDARIEDADE): 4 minutos e 17 segundos/ 421 inserções
- São Paulo Pode Mais (REPUBLICANOS, PL, PSD, PTB, PSC, PMN): 2 minutos e 19 segundos/ 228 inserções
- Juntos por São Paulo (Federação Brasil da Esperança FE BRASIL – PT, PC do B e PV; Federação PSOL REDE; e AGIR): 2 minutos e 18 segundos/ 226 inserções
- Partido Democrático Trabalhista (PDT): 43 segundos/ 70 inserções
- Partido Novo (NOVO): 20 segundos/ 35 inserções
O NOVO será o primeiro partido a se apresentar no espaço reservado à disputa ao governo estadual na televisão, e a coligação Juntos por São Paulo inaugura o dos candidatos a senador. No horário destinado aos presidenciáveis, a primeira agremiação a apresentar seu candidato será o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
O plano de mídia, com a ordem de veiculação e a distribuição do tempo para os cargos de Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual, foi definido na última quinta-feira (18) por meio de sorteio realizado no TRE-SP. A competência para definir o plano de mídia do horário reservado aos candidatos a presidente é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).