DestaquePolítica

Hipócrita, vereadora petista usa fake news para defender festas com aglomerações

A vereadora petista de Araraquara, Thainara Faria, utilizou a tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira (23) para desfilar toda a sua hipocrisia e utilizar fake news com intuito de defender a realização da festa Integra Inter, em Araraquara, nos dias 29 e 30 de janeiro.

Inicialmente, a parlamentar petista comparou a realização da festa com a abertura do comércio. Lá atrás, quando araraquarenses foram contrários ao lockdown, o pedido era para reabrir lojas e serviços seguindo todos os protocolos sanitários, como o uso de máscaras, álcool em gel, medir a temperatura, higienizar superfícies e com horário escalonado. Muito diferente da festa universitária defendida pela vereadora, que irá aglomerar milhares de estudantes, facilitando muito a transmissão da Covid-19.

Com a fala, a vereadora mostrou seu desprezo pelo povo trabalhador de Araraquara, que brigou pelo direito de levar sustento para dentro de casa, enquanto demonstrou que tem preferência pelos estudantes, mesmo de fora de Araraquara, que poderão levar novas variantes do coronavírus e fazer aumentar o número de casos e mortes pela doença na cidade. Aliás, por que será que a vereadora tem tanto carinho assim pelos estudantes? Será que, durante a pandemia, ela cumpriu o isolamento social e não esteve em nenhuma aglomeração com estudantes, em repúblicas por exemplo?

Além disso, Thainara ainda utilizou fake news a respeito da pandemia da Covid-19. Ela disse que a nova onda de casos na Europa são em países que “não vacinaram”. O ranking do Our World in Data mostra o contrário: países que vacinaram proporção da população semelhante ao Brasil estão enfrentando nova alta de casos e hospitalizações na Europa, como é o caso da Alemanha.

A Alemanha registrou na última terça-feira (23) um novo recorde de casos de Covid-19. De acordo com o Instituto Robert Koch, foram 66.884 contágios e 335 mortes em 24 horas, com uma incidência semanal de 404,5 diagnósticos positivos para cada 100 mil habitantes, maior índice desde o início da pandemia.

Até a semana passada, a Alemanha nunca havia tido mais de 60 mil casos em um único dia. O país soma 5,5 milhões de contágios e 99,8 mil óbitos na crise sanitária, mas quase 1 milhão de casos foram registrados apenas nos últimos 28 dias. As mortes também aumentaram e voltaram aos patamares do início de maio.

Além disso, o mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia do novo coronavírus. A avaliação é da diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a brasileira Mariângela Simão. Ela abordou a situação da pandemia em conferência na abertura no Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

“Estamos vendo a ressurgência de casos de covid-19 na Europa. Tivemos nas últimas 24 horas mais de 440 mil novos casos confirmados. E isso que há subnotificação em vários continentes. O mundo está entrando em uma quarta onda, mas as regiões têm tido um comportamento diferente em relação à pandemia”, declarou Mariângela Simão. Segundo ela, o vírus continua evoluindo com variantes mais transmissíveis.

Ou seja, ao contrário do que argumentou a petista Thainara, a Europa mesmo vacinada está enfrentando uma nova onda da Covid-19. A realização de eventos como festas universitárias e Carnaval poderá fazer crescer novamente as contaminações pela doença em Araraquara.

Talvez seja esse o desejo da vereadora, para que depois, quando a pandemia voltar a apresentar números alarmantes, ela possa defender o fechamento do comércio, tendo em vista que seus amigos universitários já terão tido sua cota de diversão Às custas dos empregos dos araraquarenses.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo