DestaquePolítica

Guardião de Edinho, condenado Marcelo Barbieri deve ser confirmado candidato a deputado estadual

Neste domingo (10), o MDB de Araraquara irá realizar uma reunião, a qual deverá definir a candidatura a deputado estadual do ex-prefeito e aliado-guardião de Edinho Silva (PT), o condenado Marcelo Barbieri a deputado estadual. A reunião foi convocada pelo presidente do MDB local, vereador Aluisio Boi.

Como legados deixados para Araraquara por Barbieri, inclui-se a privatização do serviço do transporte público, que está caótica, com linhas sendo canceladas e passagem de ônibus subindo. Neste ano, o ex-prefeito deu as costas para Araraquara e ocupou cargo na Prefeitura de São Paulo, ganhando um salário bruto de R$ 6,5 mil.

Além disso, cabe lembrar que antes de disputar a eleição, Barbieri terá de enfrentar a Justiça, pois recentemente, a 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão de primeira instância que condenou Barbieri por contratar, no ano de 2012, uma Organização Social (OS) sem licitação para administrar a Maternidade Gota de Leite.

De acordo com a decisão mantida, o ex-prefeito de Araraquara tinha conhecimento de que não poderia ter feito contratações sem licitação. Mesmo assim, ele autorizou a contratação de OS visando implantar e administrar a Maternidade Gota de Leite. Segundo as investigações, entre maio de 2012 até fevereiro de 2015 a FunGota e OS fizeram diferentes renovações de contratos sem licitação, totalizando R$ 22 milhões.

Ele foi condenado pela Justiça à prestação de serviços à comunidade por uma hora ao dia – a ser definido -, além de prestação pecuniária de 10 salários mínimos que serão revertidos a Fungota.

Porém, agora com a decisão em segunda instância, Barbieri pode enfrentar problemas na Justiça Eleitoral, caso pretenda se candidatar a algum cargo, tendo em vista que a Lei da Ficha Limpa prevê inelegibilidade para pessoas que foram condenadas por um órgão colegiado, formado por ao menos três juízes, como é o caso de Barbieri. Ou seja, o ex-prefeito poderá ser declarado inelegível.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo