DestaquePolítica

Edinho Silva deve deixar Prefeitura em março para disputar eleição, dizem fontes

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), se prepara para deixar o cargo com o intuito de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados na eleição de outubro. O petista, inclusive, teria até data para abandonar a Prefeitura: 30 de março. As informações foram apuradas junto a fontes próximas a Edinho.

De acordo com tais fontes, ser deputado federal é um sonho antigo do atual prefeito. Em 2014, Edinho estava com a estrutura de campanha montada e articulada. Porém, acabou saindo da disputa para assumir a coordenação financeira da campanha da então Presidente Dilma Rousseff (PT), que disputou a reeleição naquele ano. O fato de ter assumido o posto rendeu dores de cabeça a Edinho, que depois foi alvo da Operação Lava Jato.

Agora, segundo fontes, Edinho vê uma “chance de ouro” para conquistar uma cadeira. Vários fatores são listados: a projeção nacional que ganhou adotando o lockdown em Araraquara, a liderança do ex-presidente Lula nas pesquisas da disputa presidencial, a expectativa da ampliação da bancada de deputados federais do PT e o recall eleitoral, pois dois anos atrás foi reeleito com mais de 46 mil votos.

Não à toa, nos últimos dias, o prefeito vem recebendo lideranças políticas de esquerda de outras cidades e também vem ampliando suas aparições ao lado do governador João Dória, em solenidades estaduais. Além disso, o vice-prefeito Damiano Neto também já estaria ficando a par das situações que envolvem a Prefeitura, para assumir o cargo logo menos.

Edinho deverá ser confrontado na campanha pelo autoritarismo, que rendeu condenação a uma cidadã araraquarense e também pelo escândalo da compra de respiradores, além dos seguidos déficits financeiros e as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas. Já Damiano, herdará uma prefeitura em situação delicada financeiramente e terá um árduo trabalho para colocar a casa em ordem até 2024.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo