O vereador Rafael de Angeli (PSDB) denunciou que o prefeito Edinho Silva (PT) quer acabar com a autonomia dos procuradores municipais. Leia o relato do vereador:
“Acabo de receber, com perplexidade, o PL 39/2023, que põe fim à autonomia dos Procuradores Municipais e que cria ainda mais cargos comissionados na Prefeitura de Araraquara.
Os procuradores municipais são os profissionais concursados que defendem a Prefeitura em processos.
Atualmente eles têm autonomia, elegendo o Procurador Geral (chefe da carreira) e não precisando se submeter a nenhum tipo de pressão política.
Faltando 1 (um) mês para a eleição de um novo procurador, o Prefeito envia projeto acabando com a autonomia da carreira, definindo que o próprio prefeito passará a nomear o procurador geral. Trata-se de um ENORME retrocesso.
De acordo com o portal ACidadeON, a denúncia recente sobre as supostas irregularidades praticadas pelo sobrinho do prefeito, que acabaram culminando em busca e apreensão, partiram da Procuradoria do Município.
O sistema que está funcionando até hoje se mostra eficiente e a maior prova disso é a denuncia ao sobrinho do prefeito. Por que fazer essa alteração então?
O pacote de maldades, além do fim da autonomia da carreira, também prevê novos cargos comissionados”.