DestaquePolítica

Carla Zambelli toma posse para novo mandato de Deputada Federal

Nesta quarta-feira (1), Carla Zambelli (PL) tomou posse para o segundo mandato de deputada federal, na Câmara, em Brasília. Na oportunidade, ela esteve acompanhada do pai, João Hélio Salgado, e da mãe, Rita Zambelli Salgado, além do irmão, Bruno Zambelli, que é deputado estadual eleito em São Paulo e tomará posse na Assembleia Legislativa no próximo dia 15 de março. A deputada é uma das mais fiéis ao presidente Jair Bolsonaro e teve mais de 940 mil votos, sendo uma das principais defensoras dos valores conservadores no Parlamento.

BIOGRAFIA-Carla Zambelli Salgado nasceu em Ribeirão Preto (SP) no dia 3 de julho de 1980, filha de João Hélio Salgado e de Rita Luzia Zambelli Salgado, professora. Em 2007, graduou-se em planejamento estratégico empresarial, na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo. Iniciou a sua militância política em 2011, quando atuou como uma das criadoras do movimento ativista de direita “Nas Ruas”, centrado no combate à corrupção e à impunidade.

Começou a trabalhar como gerente de projetos na empresa KPMG Consultoria em 2015, ano em que o movimento Nas Ruas ganhou notoriedade por causa dos protestos contra a então presidente Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT). Zambelli tornou-se conhecida do grande público a partir das redes sociais, com a publicação de vídeos, textos e entrevistas concedidas sobre as manifestações pró-impeachment de Roussef e passou a transitar mais pela Câmara dos Deputados. Três anos depois, publicou no livro Não foi Golpe – Os bastidores da luta nas ruas pelo Impeachment de Dilma.

Filiou-se ao Partido Social Liberal (PSL) para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo durante as eleições de outubro de 2018, quando presidia o movimento Nas Ruas. Recebeu 76.306 de votos e conseguiu se eleger.

Integrou comissões permanentes e especiais, além de comissões externas. No primeiro caso, foi titular da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle; da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e da Comissão de Legislação Participativa. Quanto às comissões especiais, foi titular da Comissão Especial do Código de Processo Penal; da Comissão Especial da Legislação Penal e Processual Penal; da Comissão Especial Sobre Prisão em 2ª Instância; da Comissão Especial do Código de Processo Penal; e da Comissão Especial sobre Medicamentos Formulados com Cannabis. Foi ainda titular da Comissão Externa de Políticas Públicas para a Primeira Infância.

Casou-se com o coronel Antônio Aguinaldo de Oliveira, que foi diretor da Força Nacional de Segurança Pública, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foi reeleita em 2022, com 946.244 votos, a segunda mais votada do estado de São Paulo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo