Nesta quinta-feira (23), a Câmara de Araraquara realiza sessão para apreciar novos pedidos de créditos adicionais feitos pelo Prefeito Edinho Silva. Ao longo do ano de 2021, foram milhões de reais que a Câmara aprovou para o prefeito gastar no ano, demonstrando a total falta de planejamento e gestão do governo petista. Isso impacta no aumento da dívida de Araraquara.
Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) emitiu parecer rejeitando as contas da Prefeitura de Araraquara, governada por Edinho Silva (PT), no exercício de 2019. Anteriormente, o órgão também já havia emitido parecer para rejeitar as contas do prefeito nos anos de 2017 e 2018.
De acordo com o Tribunal, o resultado da execução orçamentária representou déficit de R$ 51.751.654,88, correspondente a 6,98% das receitas realizadas no exercício de 2019. Isso ocasionou aumento de 29,86% na dívida de curto prazo e de 36,63% na dívida de longo prazo em relação ao exercício anterior. A Corte de Contas apontou que o resultado financeiro deficitário e o índice de liquidez imediata mostram que a Prefeitura não possui recursos disponíveis para o total pagamento de suas dívidas de curta exigibilidade.