Cultura

Cultura debate fomento da economia criativa, qualificação e capacitação

Foram discutidas propostas para a facilitação de experiências culturais, tanto em âmbito nacional quanto internacional, além da criação de plataforma cultural do Cosud para promover a integração entre os estados, otimizando recursos e oportunidades para o crescimento e aumento do alcance da economia criativa.

A secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, conduziu as discussões do grupo e destacou a importância das ações propostas.

“Debatemos temas muito importantes nestes dois dias de Cosud. Estamos alinhados para promover o desenvolvimento da economia criativa em nossos estados e saímos daqui com propostas estruturadas que serão a base para dar andamento nas nossas próximas ações”, ressaltou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Compromisso com a cultura 

Ao finalizar a reunião, o Grupo de Trabalho da Cultura propôs um protocolo de intenções, a ser assinado pelos governadores, ressaltando o comprometimento dos estados em priorizar as ações estratégicas entre as regiões. O objetivo é fortalecer as políticas públicas da cultura e promover a circulação dos bens culturais e a acessibilidade dos espaços e atividades. 

Grupo Temático da Cultura

As discussões desta sexta-feira (20), deram continuidade às iniciadas no primeiro dia, que trataram sobre medidas para descentralizar a cultura, como o desenvolvimento de ações conjuntas entre os estados, a identificação de informações que os conectam e o mapeamento de novos segmentos para serem fomentados.

Na oportunidade, também foi apresentado aos secretários dos 6 Estados visitantes o Sistema das Leis de Fomento do Estado de São Paulo, que garante grande otimização dos sistemas de fomento.

A 9ª edição do COSUD acontece em São Paulo/SP e será encerrada neste sábado (21), com a leitura da Carta São Paulo e a apresentação de um balanço das principais propostas sugeridas pelos GTs.

A Carta São Paulo irá formalizar as principais discussões do evento, reafirmando o compromisso dos estados do Sul e do Sudeste com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, além de encaminhar as próximas ações do consórcio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo