Milhões de pessoas se unem contra o comunismo
Você sabe o que representa esta fotografia?
23 de Agosto de 1989, cerca de 2 milhões de pessoas da Letônia, Estônia e Lituânia fizeram uma corrente humana juntando os 3 países para mostrar ao mundo o seu desejo de se livrar da Uniao Soviética e do Comunismo que só trouxe miséria e pobreza por onde passou. Essa corrente se estendeu por 600km. Movimentos incríveis contra a esquerda são apagados a todo custo da nossa história.
Nesse contexto, a corrente humana foi uma forma de “exigir justiça histórica”, rejeitando a ocupação soviética. “O protesto era também uma maneira de dizer que ‘nunca ninguém nos perguntou se queríamos fazer parte da URSS’”, recordando também que vários países, incluindo Portugal, “nunca reconheceram esta integração”.
Na Estónia, por exemplo, esse sentimento anti-soviético foi demonstrado com o regresso dos cantos populares que se tornaram uma “arma” da resistência. Nas manifestações, as pessoas começaram a cantar músicas proibidas por Moscou que falavam da beleza do país, da força do povo. Aliás, um desses cânticos acabou por se tornar no atual hino nacional do país.