Notícias

Relembre as delações da Lava Jato que envolvem Edinho Silva

Atualmente enrolado com investigações a respeito da compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), foi uma das estrelas em depoimentos de delatores na Operação Lava Jato. Ele atuou como tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff em 2014. A seguir, relembre alguns depoimentos que citavam o prefeito de Araraquara.

Nos depoimentos do executivo Alexandrino de Salles Ramos de Alencar (Odebrecht) é relatado o pagamento de vantagens indevidas, não contabilizadas, na campanha de Dilma em 2014. Os repasses teriam sido implementados por intermédio do assessor Manoel Araújo Sobrinho a pedido de Edinho.

Já nos depoimentos de Benedito Barbosa da Silva Junior e Carlos Armando Guedes Paschoal (ambos também da Odebrecht), há a denúncia de que o grupo pagou vantagens não contabilizadas para a campanha de Aloizio Mercadante ao governo estadual, em 2010, e que o repasse foi feito a pedido de Edinho.

Outro delator da Odebrecht, Rogério Santos de Araújo, afirmou que a aprovação de aditivos contratuais entre o Grupo Odebrecht e a Petrobras foi condicionada ao pagamento de vantagens indevidas, que teriam sido recebidas por Edinho.

O diretor financeiro da UTC Engenharia, Walmir Pinheiro Santana, afirmou em delação premiada que Edinho Silva pediu R$ 20 milhões para a campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff, em 2014. O pedido foi feito a Ricardo Pessoa, dono da UTC, em forma de doação. Segundo Walmir Pinheiro Santana, Edinho disse a Ricardo Pessoa que a Petrobrás continuaria “crescendo” e que o empresário “ganharia outros contratos e se pagaria”.

O próprio Ricardo Pessoa, também em delação premiada, disse aos procuradores da Lava Jato, ter sido “persuadido” por Edinho a “contribuir mais para o PT”, uma vez que a empresa tinha grandes contratos com a Petrobrás. “O Edinho me disse: ‘Você tem obras na Petrobrás e tem aditivos. Não pode só contribuir com isso. Tem que contribuir com mais. Estou precisando'”, relatou Pessoa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo