Araraquarenses recolhem assinaturas pelo voto auditável

No feriado de 15 de novembro, um grupo de araraquarenses esteve reunido para recolher assinaturas em um abaixo-assinado pedindo o voto impresso auditável. A coleta ocorreu na Praça Parque Infantil. A ideia do grupo é encaminhar as assinaturas para que as autoridades envolvidas na realização do processo eleitoral tomem as medidas necessárias para implementar o voto auditável nas próximas eleições.

ENTENDA- O voto impresso não será igual às cédulas de papel depositadas em urnas, como antigamente. A ideia é que, depois de confirmar que o candidato é o escolhido, o próprio sistema imprima o registro do voto e o deposite automaticamente em uma urna lacrada, sem que o eleitor tenha contato com o comprovante impresso e apenas o veja através de um vidro.

A diferença para o atual sistema é que, ao concluir o voto, o eleitor verá um extrato, que é colocado em uma urna, em seguida, para conferir se os dados daquela urna eletrônica digital estão de acordo com o que for colocado na segunda urna.

Com o voto impresso, a expectativa é que os números que cada eleitor digita na urna eletrônica sejam impressos e depositados, também de maneira automática, em uma urna de acrílico. O intuito é que, caso haja suspeita de fraude no sistema eletrônico, os votos em papel possam ser apurados manualmente.

Sair da versão mobile