O ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), disse em entrevista ao jornal O Globo que o MDB é o principal adversário político do governo Lula nas eleições municipais deste ano. “Hoje, por exemplo, o MDB é o adversário principal [do governo]. Tem o candidato que teoricamente representa o bolsonarismo na capital em São Paulo [o atual prefeito Ricardo Nunes]. O MDB de São Paulo também controla o MDB nacional”, afirmou.
A entrevista de Márcio França expõe um racha na base lulista, que pode influenciar as disputas municipais. Em Araraquara, PT e MDB fecharam um acordo para a chapa majoritária, que tem a petista Eliana Honain como pré-candidata a prefeita e o emedebista Delorges Mano como pré-candidato a vice.
Com as “trombadas” entre os partidos em cidades importantes, como São Paulo, resta saber como ficará a situação em Araraquara, já que, em tese, as legendas irão dividir o mesmo palanque eleitoral. O discurso de França, que cobrou uma reforma ministerial no governo federal, deixa claro um incômodo dos partidos mais à esquerda em dividirem o poder com o MDB.
Leia mais sobre a entrevista de Márcio França: