Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou nesta sexta-feira (17/12), o segundo módulo da plataforma tecnológica do Programa Nacional de Solos – PronaSolos. O objetivo é definir uma melhor arquitetura tecnológica para a plataforma, de forma auxiliar políticas de governança, definição e validação de perfis de usuários, estruturação de bancos de dados.
O aprimoramento tecnológico permitirá uma usabilidade e performance para que dados, informações, conhecimentos e tecnologias gerados pelo programa sejam plenamente apropriados pela sociedade. Desta forma, a partir de agora, todos que produzem dados de solos no Brasil poderão contribuir e usufruir os serviços e tecnologias do PronaSolos, por meio de uma ferramenta interativa aberta ao público.
O grande diferencial da Plataforma PronaSolos é integrar não somente os dados de referência, temáticos e cadastrais, produzidos por instituições como Embrapa, CPRM, IBGE, OEPAS, Universidades e MAPA, mas também trazer conteúdo de Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão Rural públicas e a iniciativa privada.
Segundo a coordenadora do Comitê Executivo do PronaSolos, Maria de Lourdes Brefin, esta entrega é fundamental para a consolidação da governança da plataforma em todo o território nacional, conectando os agentes locais, regionais e federais. “Esta é uma nova fase que levamos à frente desta nova plataforma mais robusta e mais segura”, declara.