Há um vulcão adormecido em Ribeirão Preto?

No final de 2021, moradores do bairro Jardim Porto Seguro, em Ribeirão Preto, começaram a postar vídeos de uma fumaça saindo do chão na localidade. Logo, tiveram início boatos de que havia um “vulcão adormecido” sob Ribeirão Preto e que ele estaria voltando à atividade.

No entanto, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente constataram que trata-se de um fenômeno natural chamado turfa, material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas do solo e altamente inflamável.

“A agência ambiental da Cetesb em Ribeirão Preto encaminhou anteriormente as reclamações para a Prefeitura, a quem compete tomar as providências cabíveis. Pelo informado pela própria secretaria municipal do Meio Ambiente, após vistorias realizadas, trata-se de um fenômeno natural, devido a queima de material turfoso, com combustão espontânea. Não há ação legal possível, por parte da Companhia. Nosso entendimento é de que o relatório da secretaria de Meio Ambiente deva ser encaminhado à secretaria municipal de Obras, ou da Infraestrutura, visando, se possível, a remoção do material do local””, disse a CETESB.

Sair da versão mobile