Sete cursos de graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, obtiveram cinco estrelas no Guia da Faculdade e estão entre os melhores do país nas áreas de ciências exatas e informática.
No Guia, uma iniciativa do jornal O Estado de S. Paulo e da Quero Educação que avalia milhares de licenciaturas e bacharelados no Brasil, entre os cursos que aparecem com o conceito máximo estão: Ciências de Computação; Sistemas de Informação; Estatística e Ciência de Dados; Matemática (Licenciatura e Bacharelado); e Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica.
Já o curso de Engenharia de Computação, que é oferecido pelo ICMC e pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), também obteve cinco estrelas e a Licenciatura em Ciências Exatas, uma parceria entre o ICMC, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), recebeu quatro estrelas.
Metodologia da avaliação – Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação são convidadas a participar do Guia e indicam quais de seus cursos estão recebendo novos alunos.
Em seguida, o coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário com foco em três aspectos: projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso), corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso) e infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos).
As respostas dos questionários são distribuídas para a avaliação de seis professores, que dão notas de 1 a 5. Segundo a organização, mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior se cadastraram para atuar como avaliadores voluntários na edição deste ano.
O resultado numérico das notas de 2021 (com peso 3) é somado ao resultado numérico de 2020 (peso 2) e ao resultado de 2019 (peso 1) para se extrair o resultado final de cada curso, que por fim é arredondado e convertido em estrelas.