Durante uma entrevista com o Presidente da Câmara de Araraquara, Aluisio Boi (MDB), o jornalista Ivan Peroni afirmou que o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho e o prefeito Edinho Silva (PT) teriam convidado o ex-prefeito condenado Marcelo Barbieri para concorrer a deputado estadual em 2022. Boi não negou a afirmação, conforme vídeo abaixo:
O fato que mais gerou estranheza é a presença de Dimas Ramalho, que há quase 10 anos atua como conselheiro do Tribunal de Contas, nesta articulação, tendo em vista que, segundo o artigo 16 da Lei Orgânica do TCESP, o Conselheiro terá as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens do Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. Sendo assim, observando o art. 95 da Constituição Federal, sobre as vedações dos juízes, o inciso III coloca como vedação a atividade político-partidária.
Em contato com nossa reportagem, Dimas Ramalho não negou nem confirmou o convite a Barbieri. “Desde a minha posse como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em setembro de 2012, estou sujeito às regras do Art. 95 da Constituição da República, inclusive à vedação à atividade político-partidária. É com estrito respeito a esse comando constitucional e a todo o ordenamento jurídico que tenho atuado no exercício do controle externo da administração pública”, disse em nota.
Independente de qualquer coisa, a velha política de Araraquara já parece ter escolhido seu candidato a deputado, que antes de enfrentar as urnas, terá de enfrentar uma batalha judicial para conseguir colocar sua candidatura de pé.