Ribeirão Preto tem uma das eleições mais apertadas da história

Ricardo Silva (PSD) foi eleito prefeito de Ribeirão Preto neste domingo (27). Em uma disputa apertada, ele venceu Marco Aurélio (Novo) com 50,13% dos votos válidos (131.421 votos nominais), contra 49,87% (130.734). A diferença entre ambos foi de 687 votos.

Essa é a primeira vez que há diferença entre votos abaixo de mil no município. A menor até então havia sido em 1996, quando Luiz Roberto Jábali (à época do PSDB) derrotou o petista Sergio Roxo por uma diferença de apenas 1.572 votos. Os dados são do Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Hoje com 39 anos, Ricardo foi eleito suplente de deputado federal por São Paulo, com 61.037 votos, nas eleições de 2018. Veio a assumir como titular em junho de 2020, após as mortes de Luiz Flávio Gomes, em abril daquele ano, por consequência de uma leucemia, e de Luiz Lauro Filho, que não resistiu a um infarto em maio. Ambos eram do PSB. Em 2022, já no PSD, o deputado federal mais que dobrou sua votação em relação à eleição anterior: com 133.936 votos, assumiu o segundo mandato de deputado federal. Segundo o site da Câmara, neste ano ele protocolou 58 propostas legislativas.

Depois que saiu do PDT, Ricardo Silva se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e assumiu como Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, em 2018, no governo de Márcio França. Convidado por Gilberto Kassab a ingressar no PSD, está desde 2022 na legenda, que atualmente detém a maior bancada na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, com quatro nomes tentando a reeleição.

Sair da versão mobile