PT e MDB, os dois partidos que governam Araraquara há 21 anos, seja pelo petista Edinho Silva ou pelo emedebista condenado Marcelo Barbieri, viram seus números de filiados reduzirem nos últimos quatro anos. Enquanto o PT perdeu 3% dos filiados, o MDB encolheu quase 8% desde 2017, segundo levantamento do site A Cidade ON.
A queda reflete a decadência da velha política, desgastada por inúmeras investigações e casos de má-gestão nas últimas duas décadas. Edinho esteve envolvido em escândalos da Operação Lava Jato, sendo investigado pela atuação na campanha de Dilma em 2014. Recentemente, o Prefeito de Araraquara também foi incluído nas investigações da CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por conta de uma compra suspeita de respiradores, considerada irregular pelo TCU.
Já Barbieri, recentemente, a 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão de primeira instância que condenou Barbieri por contratar, no ano de 2012, uma Organização Social (OS) sem licitação para administrar a Maternidade Gota de Leite. Ele pode ser declarado inelegível nas próximas eleições.