A Portuguesa Santista sagrou-se campeã da Copa Paulista pela primeira vez em sua história ao empatar por 1 a 1 com o São José no segundo jogo da final, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campo.
O último título da Briosa tinha sido em 2016, quando ganhou o Paulista Sub-23 Segunda Divisão. Desde então o clube até chegou a conquistar acessos de divisões estaduais, incluindo o acesso à Série A2 de 2018. Além de quebrar um jejum de taças, a conquista da Copa Paulista marcou um troféu inédito na galeria, pois em nove edições da competição que jogou, nunca sequer tinha alcançado a fase de semifinal.
A conquista da Copa Paulista também dá direito à Portuguesa ter prioridade em escolher disputar a Série D ou Copa do Brasil em 2024. A última vez que o clube teve calendário nacional foi em 2005, ano de sua última participação na Série C, e a última aparição em Copa do Brasil foi em 2004.
Campanha
Na primeira fase, a Briosa terminou em terceiro lugar em seu grupo, com 21 pontos, atrás da Portuguesa e do São José. Na fase de mata-mata encarou o Noroeste nas quartas de final, quando perdeu o primeiro jogo por 1 a 0 e venceu o segundo pelo mesmo placar. Nas penalidades, derrotou o Norusca por 5 a 3.
Entre os quatro melhores do torneio, enfrentou o XV de Piracicaba, que detinha o recorde de menos gols sofridos na história da competição, mas isso não impediu o triunfo do clube santista. Empatou a partida de ida em casa por 1 a 1 e conseguiu derrotar o Nhô Quim por 1 a 0 em pleno Barão, lar do time adversário, chegando à grande final.
Na decisão encarou o São José, o qual já tinha enfrentado ainda na fase de grupos. O primeiro jogo foi 1 a 0 no Urico Mursa, dando a vantagem parcial para o clube da Baixada Santista. No jogo de volta, no Vale do Paraíba, a Briosa empatou no fim e levantou a taça inédita em sua história.
Crédito da foto: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão