Na manhã desta terça feira (13), os novos membros, que são políticos, da diretoria da Santa Casa (eleita em 1° de julho) visitaram os setores da Santa Casa de Araraquara, com objetivo de conhecer os colaboradores. Políticos de PSDB e MDB, como Marcos Daniel, Jeferson Yashuda e Delorges Mano estiveram presentes no tour feito para se apresentarem aos servidores técnicos do hospital.
Os políticos foram os responsáveis pela crise no hospital. De acordo com informações do próprio Hospital, desde 2018, a Prefeitura de Araraquara deixou de repassar mais de R$ 20 milhões para a Santa Casa. Imagina, gente. São R$ 20 milhões a menos para o principal hospital da cidade.
No mês de junho, a Prefeitura decretou intervenção na Santa Casa e nomeou a Secretária de Saúde, Eliana Honain para o cargo de interventora. E agora, mais recentemente, houve uma eleição para o Conselho da Santa Casa, que elegeu inúmeros políticos para ocupar assentos no Conselho.
Entre os principais nomes, se destacam: o ex-prefeito Marcelo Barbieri, o ex-deputado Dimas Ramalho, o ex-deputado Roberto Massafera, o ex-vereador Jeferson Yashuda (novo provedor do Hospital), o Aluisio Boi (presidente da Câmara) e alguns cargos de confiança do governo Edinho, como Alessandra Laurindo. Ou seja, há políticos do MDB, PT, PSDB e Cidadania na gestão da Santa Casa.
Os políticos precisam garantir recursos para a Saúde e dar tranquilidade para que gestores técnicos e competentes apliquem o dinheiro de forma a garantir a prestação adequada dos serviços à população. Mas, o que vemos, são os políticos tomando conta da gestão do Hospital, mesmo desconhecendo a área.