O ex-prefeito Newton Lima, do PT, que é pré-candidato à prefeitura de São Carlos neste ano, registrou um boletim de ocorrência contra um comerciante que se negou a cumprimentá-lo.
De acordo com informações do site São Carlos Agora, o fato aconteceu no dia 13 de abril. No B.O., Newton relata que entrou na barbearia e estendeu a mão para cumprimentar o comerciante, que se negou a fazê-lo.
Newton afirma que o homem o teria chamado de “ladrão, canalha e bandido do PT”. Desta forma, o ex-prefeito registrou boletim de ocorrência acusando o homem de praticar injúria.
Segundo informações de bastidores, em outras ocasiões, Newton também teria recebido críticas em visitas a estabelecimentos comerciais. A rejeição ao pré-candidato do PT já estaria aparecendo de forma pública, expressada por cidadãos comuns.
Em pesquisa Statsol, divulgada pelo Jornal Primeira Página, Newton Lima é o pré-candidato mais rejeitado, por 20,58% dos entrevistados. O levantamento, realizado pela Statsol Soluções Estatísticas e Pesquisa de Mercado, contratado pela Interpress Comunicações Editoriais LTDA, foi registrado no TSE, sob número SP-04663/2024. Entre sexta-feira (5 de abril) e sábado (6 de abril), foram entrevistados 1.050 eleitores. Os locais foram sorteados previamente, com a amostra definida a partir dos dados Censo de 2022 do IBGE. Além disso, também a Statsol fez uma ponderação geográfica, dividindo a cidade em 20 regiões, para garantir uma confiabilidade ainda maior à amostra. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.