O vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) se opôs à lei que denominou uma via pública de Araraquara como “8 de janeiro, data em que a democracia venceu”. Proposta pelo prefeito Edinho Silva (PT), a “homenagem” faz alusão ao dia em que prédios públicos foram invadidos em Brasília, enquanto o Presidente Lula estava em Araraquara.
“Não posso concordar que a nossa cidade tenha que ter um nome de via pública homenageando uma data infeliz da nossa história. O Executivo deveria se preocupar em homenagear quem de fato merece, ou seja, pessoas que fizeram a história da nossa terra e datas que marcaram positivamente uma época de ouro em nossa cidade”, disse Lineu.
A votação da lei foi acirrada. Empatada em 6 a 6, coube ao presidente da Câmara, vereador Paulo Landim (PT) desempatar. Alguns vereadores, por motivos desconhecidos, não estavam presentes no momento da votação.
Votaram a favor: Alcindo Sabino (PT), Aluísio Braz, o Boi (MDB), Edson Hel (Cidadania), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PC do B), Luna Meyer (PDT) e Paulo Landim. Já os votos contrários foram de Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB), Lineu Assis (Podemos), Lucas Grecco (União Brasil), Marcos Garrido (Patriota) e Rafael de Angeli (PSDB).
Estavam ausentes na hora de votar: Emanoel Sponton (Progressistas), Marchese da Rádio (Patriota), Carlão do Joia (Patriota), Fabi Virgílio (PT) e Gerson da Farmácia (MDB).