Dr. Lapena critica proposta de passaporte da vacina em Araraquara

O médico Dr. Lapena publicou vídeo nas redes sociais para criticar a proposta de passaporte vacinal em Araraquara. O tema será debatido em audiência pública que ocorrerá na tarde desta quarta-feira (2).

Lapena destacou que a vacinação é fundamental. “A vacinação é importante. Isso é indiscutível. Respeito a opinião de quem não quer se vacinar, mas temos de lembrar que nos vacinamos e vacinamos nossos filhos há décadas e isso nos traz proteção”.

O médico, porém, falou que as vacinas contra a Covid-19 ainda não conseguem deter a variante Ômicron. “Vemos no mundo todo, milhões de pessoas vacinadas contraindo a Ômicron, com casos de internação e morte. Ou seja, criar um passaporte vacinal, que vai permitir aos vacinados poderem ir a qualquer lugar é uma incoerência, pois as pessoas não estarão protegidas de se contaminar ou transmitirem o vírus por estarem vacinadas”.

Para Lapena, é necessário aguardar novas vacinas, mais abrangentes, que aumentem a proteção, como a vacina contra a gripe. Por fim, o médico destacou que é fundamental as pessoas cumprirem os protocolos sanitários, para evitar a disseminação da doença. Na opinião do médico, em breve, a Covid-19 deverá ser declarada endemia, que ocorre quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela.

Por fim, Lapena ressaltou que o passaporte vacinal é desnecessário e abre o risco de pessoas contaminadas frequentarem lugares, podendo transmitir o vírus.

Veja o vídeo:

https://www.regiao16.com/wp-content/uploads/2022/02/lapena-passaporte.mp4
Sair da versão mobile