Com o intuito de manter a transparência e informar a comunidade araraquarense sobre os indícios de possíveis irregularidades envolvendo a prestação de serviços oftalmológicos no âmbito da Santa Casa durante os anos 2008-2013, bem como questões relacionadas à falta de contratualização formal (contratos verbais), a não contabilização adequada dos recursos públicos recebidos, possíveis desvios financeiros ou dívidas, irregularidades em documentos públicos e ainda notas fiscais suspeitas, o médico Dr Cardillo, diretor-presidente do CRESEP OLHO’S disse que as principais evidências e documentos, conforme requisitados, foram devidamente apresentados na justiça (Processo: 1004426-24.2023.8.26.0037, 1ª Vara Cível de Araraquara).
“Cabe ressaltar que, como médico e prestador de serviços, minha intenção é apenas fornecer as informações requisitadas judicialmente por parte da Santa Casa, são informações estas de natureza técnica, não cabendo a mim realizar acusações diretas ou conclusões precipitadas. É de suma importância que sejam conduzidas auditorias contábeis, assim como investigações imparciais e apropriadas para que sejam determinadas as responsabilidades e apuradas as irregularidades, caso existam”, destacou Cardillo em nota.
Ele também disse que aguarda as respostas. “Assim, conforme prometido em nota pública emitida pela atual diretoria da Santa Casa, é esperado que a instituição, ao tomar ciência dos fatos, além de nos prestar os devidos esclarecimentos contábeis, também encaminhe todas as evidências apresentadas para serem investigadas pelo Ministério Público”.