Com homenagem a Ayrton Senna, Adilson Barroso propõe criação do Dia Nacional do Patriota

O deputado federal Adilson Barroso (PL-SP) protocolou projeto de lei, no qual propõe instituir o Dia Nacional do Patriota, a ser celebrado anualmente no dia 21 de março. De acordo com o parlamentar, a data escolhida se deve ao aniversário daquele considera o maior patriota de todos os tempos: o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, falecido em acidente ocorrido em maio de 1994.

Senna foi campeão mundial da Fórmula 1 três vezes, em 1988, 1990 e 1991. Ele começou sua carreira competindo no kart em 1973 e em “carros de fórmula” em 1981, quando venceu as Fórmulas Ford 1600 e 2000. Alguns veículos de imprensa chegaram a noticiar que a data escolhida seria por conta do aniversário do ex-presidente Jair Bolsonaro, porém Adilson reforça que é uma homenagem ao piloto brasileiro que marcou época.

Adilson destaca que o respeito aos símbolos da Pátria, em qualquer país, é uma obrigação de todos, adultos e crianças. “Algumas nações levam essa determinação mais a sério que outras, como os Estados Unidos e Israel, por exemplo, onde a bandeira nacional é festejada em todos os eventos políticos, artísticos e esportivos. Aqui no Brasil, o patriotismo parece estar desgastado, os símbolos nacionais raramente sensibilizam as pessoas. Como a maior parte do que ocorre no País, o respeito à Bandeira e ao Hino Nacional está banalizado. Banalizaram tudo, não há seriedade e até mesmo questões nacionais graves são, muitas vezes, tratadas com desprezo e chacota”.

Para Adilson, o País precisam voltar a cultivar o respeito em toda a sua plenitude. “O respeito aos símbolos nacionais faz parte da nacionalidade, da unidade do País, faz parte da cultura saudável de um povo. O hino, a bandeira nacional, os heróis de sua história, compõem também o rol de símbolos que representam a nação e que devem ser honrados, defendidos e valorizados.

Sair da versão mobile