Adilson Barroso apresenta projeto de lei para anistiar Bolsonaro da inelegibilidade

O deputado federal Adilson Barroso (PL-SP), um dos principais e mais fiéis aliados de Jair Bolsonaro, apresentou um projeto de lei que pode anistiar Bolsonaro da inelegibilidade, após julgamento do TSE. O projeto concede anistia, a todos aqueles que, no período das eleições de 2022 tenham praticado atos que sejam investigados ou processados sob a forma de crimes de natureza política e eleitoral, decorrente ou relacionado com estes, tal como aos que sejam praticados por motivação politica, incluindo condutas inseridas no âmbito da liberdade de expressão, manifestação e crença.

Nesta sexta-feira, por 5 votos a 2, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou, nesta sexta-feira (30), o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade pelo período de oito anos. Com o entendimento, o ex-presidente ficará impedido de disputar as eleições até 2030. Cabe recurso contra a decisão.

Após quatro sessões de julgamento, o placar de 4 votos a 1 contra o ex-presidente foi alcançado com o voto da ministra Cármen Lúcia. Ela adiantou que acompanharia a maioria pela condenação de Bolsonaro. Na avaliação da ministra, a reunião foi convocada por Bolsonaro para atacar o sistema eleitoral e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE.

Com informações da Agência Brasil.

Sair da versão mobile