90 anos da USP: secretário de Ciência relembra universidade da década de 1970

A USP chega aos 90 anos nesta quinta-feira, 25, celebrando uma história consolidada entre as maiores da América Latina e que se confunde com a trajetória de grandes cientistas e pesquisadores brasileiros. Um desses célebres alunos é o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, que pisou pela primeira vez na universidade em 04 de janeiro de 1970 para cursar a Escola Politécnica. “Estou falando de 54 anos de convivência e atividades. Então a USP é minha vida, não apenas profissional, mas a minha vida social também está na universidade.”

O secretário conta que a vida universitária na década de 1970 era intensa. As aulas eram realizadas de segunda a sábado e, quando acabavam, os jovens não queriam voltar para casa. “Sempre tinha algum evento social e cultural aqui. Tivemos show de cantores como o Milton Nascimento, por exemplo”, lembra.

Após a graduação, Vahan Agopyan fez mestrado em Engenharia Urbana e de Construções Civis na Poli-USP e doutorado em Engenharia Civil pelo King’s College London. Foi diretor da Poli-USP, diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, pró-Reitor de Pós-Graduação, vice-reitor e chegou ao posto de reitor da USP entre 2018 e 2022.

“Como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, tenho muito orgulho de São Paulo ter e manter uma universidade como a USP”, afirma Vahan Agopyan.

Sair da versão mobile