Dr Cardillo faz desabafo sobre situação da saúde pública de Araraquara

O médico araraquarense Dr José Augusto Cardillo fez um desabafo nas redes sociais a respeito da situação da Saúde Pública de Araraquara. Veja a íntegra:

“Segundo a Folha “O PROBLEMA DO SUS É A FALTA DE POBRES”!
QUANDO PEQUENO, CRESCI ESCUTANDO QUE O PROBLEMA DO “SUS” ERA PELA FALTA (pouca oferta e disponibilidade) e ARROGÂNCIA (pensam só em dinheiro e não gostam de pobre) DOS MÉDICOS. JÁ QUE NÃO POSSO MUDAR O MUNDO, PENSEI, AO MENOS EU PODEREI FAZER ALGUMA DIFERENÇA.
POIS BEM, MONTEI UM HOSPITAL, NEGOCIEI VERBAS, INVESTIMENTOS E RECURSOS, TUDO PARA ATENDER POBRES PELO SUS; ESCUTEI E FUI INFORMADO POR AUTORIDADES E TÉCNICOS DA SAÚDE LOCAL QUE “NÃO EXISTIA POBRES EM ARARAQUARA” E MESMO COM VERBA FEDERAL PARA CUSTEIO JÁ ASSEGURADA, MEU PROJETO FOI INDEFERIDO!
FUI AO MINISTÉRIO PÚBLICO, O PROMOTOR ME AJUDOU A “ENCONTRAR” ALGUNS POUCOS POBRES QUE AINDA RESTAVAM EM ARARAQUARA… MEU PLEITO FOI ENTÃO APROVADO, OS GESTORES (com uma “ajudinha” do promotor) FINALMENTE “CONSEGUIRAM” ENXERGAR E ENCONTRAR OS POBRES DE ARARAQUARA E “DECIDIRAM” DEFERIR O PLEITO DO CRESEP.
CRESCI EQUIVOCADO, NA MINHA INOCÊNCIA, CONFESSO QUE ACHAVA MESMO QUE O PROBLEMA DO SUS ERAM OS MÉDICOS E QUE EU PODERIA FAZER ALGUMA DIFERENÇA, MAS LOGO ARARAQUARA ME ENSINOU QUE NÃO, EM VERDADE, “O PROBLEMA DO SUS, É A FALTA DE POBRES”!
Sim, você não entendeu errado, escutei dos gestores locais do SUS que em ARARAQUARA NÃO EXISTIA POBRES! E acho que eles, “APESAR DOS ESCLARECIMENTOS” DO PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MP, continuam acreditando nisso, pois apesar do atendimento do CRESEP ser público e gratuito, o sistema RESOLVEU AGORA COBRAR DOS PACIENTES (continuam acreditando que não existem pobres na região).
SUS! TRATAR O DOENTE OU A DOENÇA? Em verdade, o problema nunca foi o SUS, nem os MÉDICOS, nem a FALTA DE DINHEIRO, SEMPRE FOI O SER HUMANO. DEVEMOS TRATAR O NOSSO “VÍCIO EM EGOÍSMO”, ERRADICAR ESTE CÂNCER, NÃO DEPENDER TANTO DE NOSSAS POSSES, PAIXÕES E DESEJOS; PARA SALVAR A SAÚDE PUBLICA, PRECISAMOS “DESHUMANIZAR” O SUS.
Pena que o SUS ainda não tem um “SANTO PROTETOR”, será que este é o problema? Por enquanto sigo rezando para SANTA LUZIA (protetora dos cegos), mas parece que não está funcionando, estão agora cobrando de pacientes do SUS; ao menos SANTO ANTÔNIO (aquele que recebeu de Deus o poder de fazer achar objetos perdidos) atendeu minhas preces, ACHARAM OS POBRES DE ARARAQUARA, talvez estejam todos no CRESEP! Porém, caso você seja discípulo de SÃO TOMÉ (ver para crer), é só nos fazer uma visita, e acredite, VAI VER MUITO POBRE…
Uma boa reflexão e boa semana a todos. DESCULPAS, MAS NÃO POSSO ME CALAR AO VER TANTO DESCASO DOS GESTORES DO SUS COM OS POBRES! ACREDITEM EM MIM, O PROBLEMA NUNCA FOI O MÉDICO, NEM A FALTA DE POBRES…”

Sair da versão mobile