Governo Edinho faz Araraquara passar vergonha em mais um ranking

Um estudo desenvolvido pelo NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), em trabalho realizado pelos professores Antonio “Coca” Ferraz (coordenador) e José Leomar Fernandes Jr., da USP, Fernando Hirose, da UFSCar, e Magaly Romão, da FATEC, usando o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como base mostrou Araraquara na 14ª posição, com nota 7,38, em relação à qualidade de vida. A cidade está bem atrás de São Carlos, que lidera o ranking e obteve a nota 9,09. Rio Claro obteve a 13ª colocação no geral do IDH tradicional com nota 7,43.

As áreas de Economia, Saúde e Educação compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comparar o desenvolvimento socioeconômico dos países. Esse mesmo índice também é utilizado para avaliar estados e municípios – neste caso o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Dessa forma, são áreas consolidadas internacionalmente na caracterização do desenvolvimento socioeconômico (qualidade de vida) de países, estados e municípios.

Com a publicação de mais um ranking, no qual Araraquara ficou bem atrás de outras cidades da região, fica evidente o quanto a cidade vem andando para trás nas últimas décadas, na qual o mecanismo liderado por Edinho Silva, Marcelo Barbieri e Roberto Massafera, com o apoio de um quarto integrante bastante influente, comandou a Prefeitura. Araraquara tinha potencial para ser uma das melhores cidades do Brasil, porém ao longo desse período, o município apenas andou para trás.

Sair da versão mobile