DestaquePolítica

Instituto usa amostra com base defasada em pesquisa para Prefeitura de Araraquara

Nesta quarta-feira (5), o instituto Real Time Big Data divulgou pesquisa para a disputa da Prefeitura de Araraquara, encomendada pela RECORD. Registrado no TSE, no número SP-04285/2024, a amostragem do levantamento causou estranheza em especialistas consultados pela reportagem.

Segundo as informações no registro do TSE, o Instituto usou dados do Censo 2010 para definir sua amostra. Tal Censo ocorreu há 14 anos, ou seja, desde então, houve mudanças demográficas na composição da população de Araraquara. Por exemplo, na amostra definida pelo Instituto, 69% dos entrevistados possuem renda até dois salários mínimos.

Segundo reportagem do UOL, a estatística responsável pelos levantamentos do instituto, Isabela Zara Cremoneze, obteve seu registro em 2020. Ela é a responsável pela pesquisa em Araraquara, de acordo com o TSE. Além disso, o Instituto não é filiado à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP).

No atual ano de 2024, o Real Time Big Data ficou marcado por errar 19 vezes o nome da pré-candidata do Novo à Prefeitura de São Paulo, Marina Helena, em uma de suas pesquisas. Ela foi citada 19 vezes na pesquisa, e em todas com o nome errado – em oito vezes, é chamada de Maria Helena e, em 11, de Maria Luiza.

LEVANTAMENTO-Na pesquisa divulgada em Araraquara, a pré-candidata Eliana Honain (PT) aparece com 31%; Dr Lapena (PL) com 19%; Edna Martins (PSDB) com 14%; Pedro Tedde (Novo) com 7% e Marcos Garrido (PSD) tem 5%. Nulos e brancos somam 11% e não sabem ou não responderam somam 13%. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Em 2020, as pesquisas eleitorais erraram por quase 30 pontos a votação do segundo colocado na eleição (Dr Lapena). Ele aparecia com percentuais variando entre 10 e 13, mas teve 37%. O Região 16 irá fazer, após a eleição, um comparativo entre as pesquisas divulgadas e o resultado das urnas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo