Levantamento realizado pela Atlas Intel e publicado na terça-feira (1) mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se mantém forte, a despeito da massiva campanha realizada pelo atual governo federal, liderado por Lula (PT) e pela mídia, tendo a Globo como líder, para destruir sua imagem.
A pesquisa questionou os entrevistados se, caso as eleições presidenciais fossem no próximo domingo, votariam em Bolsonaro. 40,3% disseram que com certeza votariam no ex-presidente, enquanto 6,9% disseram que provavelmente votariam. Quando questionados a respeito do legado de Bolsonaro para o Brasil, 29% classificam como muito positivo e outros 13,8% classificam como positivo.
Os dados mostram que Bolsonaro é a grande liderança de oposição a Lula e conserva um importante capital político que, a depender do andamento do atual governo, poderá render um piso respeitável para as eleições de 2026, seja ele o candidato ou alguém que ele venha a apoiar.
GOVERNO LULA-Para o atual governo petista, as notícias não são tão boas. 45% dos entrevistados dizem não confiar no governo federal. Além disso, após a posse de Lula, a corrupção voltou a ser o principal problema do país. 59,4% responderam que a corrupção é o principal problema do país atualmente, seguida pelo tráfico de drogas e criminalidade (50,1%) e economia e inflação vindo em terceiro, com 32,8%.
A pesquisa Atlas ouviu 2.200 pessoas, nos estados brasileiros, entre os dias 27 e 30 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.