Já ouviu a expressão “fazer cortesia com o chapéu alheio”? Pois é. Na próxima terça-feira (7), o governador Rodrigo Garcia (PSDB) irá inaugurar uma obra em São Carlos, que não recebeu recursos do governo estadual e só foi possível por conta da atuação do ex-ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Ate então, a obra seria feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, porém foi realizada pela RUMO, após antecipação da renovação da concessão da Malha Paulista, ocorrida em 2020, durante a gestão do então ministro Tarcísio.
De acordo com o prefeito de São Carlos, Airton Garcia, quando assumiu em 2017 estava tudo parado. “Em março do mesmo ano já fui para Brasília e solicitei ao DNIT a retomada do projeto, para isso tivemos que fazer a atualização orçamentária. No ano seguinte, eu e o Carneirinho, meu chefe de gabinete, voltamos a Brasília e conseguimos que a União publicasse no Diário Oficial o termo aditivo rerratificando o convênio de cooperação firmado entre DNIT e a Prefeitura para a execução das obras. Em outubro de 2018 recebi os técnicos do Departamento que vieram verificar se o projeto executivo de adequação estava de acordo com as normas técnicas exigidas. Graças a Deus tudo foi aprovado, porém como a empresa RUMO renovou o contrato de concessão da malha paulista, em 2020, a obra que anteriormente seria concluída pelo DNIT, passou a fazer parte da outorga onerosa da concessionária. Ano passado assinei a autorização para que a RUMO realizasse as obras civis e de infraestrutura urbana para a duplicação do viaduto da Praça Itália”.
A obra começou em outubro de 2021 pela empresa RUMO e partir da próxima terça-feira (07/06) a Praça Itália passará operar com 4 pistas. O investimento da empresa RUMO para fazer a duplicação da passagem inferior da Praça Itália foi de R$ 19,8 milhões, entre obra viária e drenagem. O investimento do município foi somente de R$ 535 mil para recapeamento das rotatórias.