O ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (MDB) desistiu de assumir a coordenação da campanha do ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo. A informação foi confirmada ao site Região 16 por múltiplas fontes.
De acordo com as informações, dois fatores pesaram para a desistência. O primeiro foi a rejeição da direita ao nome de Barbieri. A ligação dele com um grupo revolucionário de esquerda (o MR-8) na juventude e a aliança do MDB de Araraquara com o prefeito Edinho Silva (PT), aprovada por unanimidade pelos membros do partido em 2021, foram fatores que causaram repercussão negativa. Um dos que mais mostraram indignação foi o pré-candidato a deputado federal Valdir Massucato (Patriota), que também é de Araraquara.
Além disso, o Presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi, também teria pressionado Barbieri. O partido está fechado com o governador e pré-candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB). Especula-se, inclusive, que Barbieri assuma um cargo no governo do estado.