DestaquePolítica

Cobertura de prédio de Caic do Vale do Sol custará quase R$ 900 mil

Um vídeo divulgado nas redes sociais em 31 de janeiro mostrou as salas de aulas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Caic Ricardo Monteiro, no Vale do Sol, sendo inundadas, impossibilitando a utilização pelos alunos que frequentam a unidade escolar.

Por isso, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou à Prefeitura, no dia 11 de fevereiro, o Requerimento nº 148/2022, buscando mais informações sobre as condições do telhado da unidade escolar.

No documento, o parlamentar questionou se foi realizada vistoria mostrando a real situação do telhado da Emef, se haveria algum projeto para reparo do telhado e se existiria algum planejamento para o devido atendimento das crianças em dias de chuva no Caic do Vale do Sol.

“A comunidade que usufrui da escola precisa de respostas quanto ao problema, que, além de impossibilitar as aulas em dias de chuva, também causa preocupação devido à qualidade da estrutura. Precisamos de respostas e soluções urgentes”, argumentava Angeli.

Em resposta, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que foi realizada vistoria na cobertura da unidade escolar por engenheiro civil no ano passado, quando foi verificada a necessidade de execução de uma nova cobertura metálica sobre a laje existente, com o objetivo de eliminar as infiltrações e proporcionar adequação da infraestrutura física da escola.

Segundo a chefe da pasta, na sequência da vistoria, foi desenvolvido projeto básico, por engenheiro civil habilitado, para compor a documentação necessária à abertura de processo licitatório para execução da obra.

Clélia detalha que, atualmente, encontra-se em vigor o Contrato nº 008-2022, em virtude do Edital de Tomada de Preços nº 033/2021, levado a efeito através do Processo Licitatório nº 3.714/2021, de 1º de dezembro de 2021, processo nº 73.658/2021, para “contratação de empresa especializada na execução de cobertura do prédio térreo e sobrado da Emef Caic ‘Ricardo Caramuru de Castro Monteiro’ no Vale do Sol, nesta cidade”. “O prazo de execução do objeto é de 120 dias corridos e será iniciado conforme recebimento da Ordem de Serviço, cujas etapas observarão o cronograma físico financeiro anexo ao contrato”, completa a secretária.

Segundo os documentos encaminhados, a reforma ficará sob responsabilidade da Increbase Engenharia e Administração Eirelli, com sede na cidade de Ribeirão Preto (SP). O valor previsto para a obra é de R$ 865.377,31. Todos os documentos citados podem ser conferidos entre os anexos da resposta.

Angeli acompanhará o caso. “Acompanharemos de perto a obra, cobrando os prazos e, principalmente, solicitando melhores planejamentos de manutenção nas estruturas escolares de nossa cidade. Só este ano, duas escolas tiveram problemas graves com os telhados em decorrência das chuvas. Isso não pode acontecer e precisa ser evitado”, finaliza o parlamentar.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo