O vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) questionando o governo Edinho Silva a respeito da locação de um imóvel para atender temporariamente alunos da Emef Luiz Roberto Salinas Fortes, que passará por reformas. O principal questionamento do vereador diz respeito ao fato que, de acordo com o contrato n° 014-2021 para as obras na EMEF, firmado entre o Município De Araraquara e a empresa Tecnocon Engenharia e Construções Ltda, o prazo de execução do objeto é de 150 (cento e cinquenta) dias corridos, contados a partir da data da emissão da Ordem de Serviço Inicial, assinada publicamente pelo Prefeito em 02/12/2021. No entanto, o imóvel que vai atender os alunos durante as obras foi locado por 24 (vinte e quatro) meses.
A escola foi eleita como prioritária pela comunidade no Orçamento Participativo (OP) de 2019 e passará por uma obra de reforma, orçada em R$ 1.018.386,73, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), beneficiando 619 alunos matriculados. Para atender os alunos da Emef, foi feita, através da dispensa de licitação nº 006/2022, a locação de um imóvel situado na Avenida Engenheiro Edmundo Busch Varella, 805, no Jardim das Estações, por 24 meses e pelo valor mensal de R$ 16.700,00. Porém, o local fica distante da escola.
O vereador questiona se, entre as possibilidades, não havia um imóvel no próprio bairro ou nas proximidades, que poderia ser utilizado para essa finalidade. Além disso, questiona se foram analisadas questões como: qual o tempo de percurso de ônibus de um local ao outro; Se os horários do transporte coletivo entre os bairros se aproximam dos horários de entrada e saída dos alunos; Se há linhas suficientes disponíveis nas proximidades dos locais, em ambos os bairros, para atender essa demanda. E também quantos alunos da EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes são cadastrados e utilizam o Transporte Escolar (passe escolar e fretamento).