Em 23 de dezembro de 2021, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou requerimento pedindo informações e laudos técnicos de engenharia relativos à estrutura das tubulações que fazem a canalização dos córregos da Via Expressa. No documento, Lineu questionava se o governo Edinho Silva pretendia criar um plano de recuperação, buscando evitar
que a situação se agravasse. Ele também pediu cópia do mais recente laudo técnico de engenharia do local, mostrando sua real situação de segurança e perguntou quando foi realizada a última vistoria no local. Desde dezembro, a Prefeitura não o responde e ainda pediu aumento no prazo para enviar as informações.
No requerimento, Lineu mencionou que o projeto de canalização dos córregos da Via Expressa foi uma obra executada por trechos a partir da década de 60, possuindo diferentes tipos de construção, com paredes de concreto, de pedras e de tijolos. Além disso, alertou que as condições atuais das tubulações que fazem a canalização dos córregos necessitam de atenção, visto que o local tem sido cenário de enchentes quando a tubulação atinge seu limite de vazão, oferecendo grande risco à população.