DestaquePolítica

Edinho Silva recebe ex-presidiária acusada de extorsão na Prefeitura de Araraquara

Na tarde de ontem, o prefeito Edinho Silva (PT) recebeu na Prefeitura de Araraquara a ex-presidiária Janice Ferreira da Silva, conhecida como Preta Ferreira, ativista e cantora, que esteve presa por acusações de extorsão no ano de 2019. Ela é ligada a movimentos da esquerda. Edinho, em postagem nas redes sociais, exaltou Ferreira. “Preta Ferreira se tornou um símbolo da criminalização dos movimentos sociais e dos preconceitos sofridos pela população negra”, disse o Prefeito, que foi presenteado pela ex-detenta com um livro que conta seus dias na prisão.

Em 2019, Janice, e seu irmão, Sidney Ferreira Silva, foram presos. Os dois foram acusados pelo Ministério Público de extorsão qualificada, esbulho possessório e associação criminosa – condutas que teriam sido praticadas em ocupações promovidas por movimentos sociais de São Paulo.

As investigações que levaram à prisão da cantora do irmão tiveram início após incêndio ocorrido em uma das ocupações no centro da capital paulista, em maio de 2018. Segundo testemunhas, Janice e Sidney exigiam valores a título de aluguel dos moradores do local e ameaçavam quem não pagava.

De acordo com o Ministério Público, além da prova testemunhal que a incrimina, a medida eletrônica de
interceptação telefônica também sinalizou a participação de Preta no esquema descrito na peça acusatória, conforme relatório dos autos em apenso, cujas conversas demonstram tratativas para invasões a novos prédios, além de conversas características de quem constrange os ‘moradores’ a pagar os valores.

Janice obteve um Habeas Corpus que revogou sua prisão. Porém, o processo segue correndo em segredo de Justiça, com número 0066250-35.2018.8.26.0050, no Fórum Central da Barra Funda, em São Paulo.

Veja mais detalhes da acusação em matéria da Rede Globo: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/08/08/justica-torna-reus-19-lideres-sem-teto-por-extorquir-dinheiro-de-moradores-de-predio-que-desabou-e-de-outras-ocupacoes-de-sp.ghtml

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo