DestaquePolítica

Marchese da Rádio questiona Prefeitura sobre fiscalização das empresas de ônibus

Na manhã do sábado (11), na Avenida José Fernandes Monteiro, no Jardim Araraquara, um motorista de ônibus da empresa Viação Paraty atropelou e matou dois idosos, sob suspeita de embriaguez ao volante. Segundo as informações, o condutor teria perdido o controle da direção, invadido a calçada e depois atingido o muro de um terreno onde as duas vítimas trabalhavam.

Considerando os dois idosos mortos em decorrência do acidente, que poderia ter acometido mais pessoas, incluindo passageiros que ocupavam o transporte no momento, e que existe um contrato firmado entre o município e o Consórcio Araraquara de Transportes (CAT), responsável pela exploração do serviço de transporte público urbano, incluindo as empresas de ônibus Viação Paraty, envolvida na tragédia, e Empresa Cruz, prestadoras do serviço de transporte público, o vereador Marchese da Rádio (Patriota) fez o Requerimento nº 1.163/2021, solicitando dados sobre a fiscalização das empresas de transporte público do CAT, envolvendo a segurança de passageiros e motoristas.

O parlamentar lembra que situação parecida ocorre diariamente no trânsito de todo o país, que é o terceiro que mais mata no trânsito, passando os Estados Unidos, com cerca de 40 mil mortes por ano. “Há necessidade de o poder público debater o assunto e conscientizar, constantemente, os motoristas e empresas de ônibus urbanos, quanto ao uso de bebidas e outras drogas no volante, bem como promover legislação e ações que possam evitar fatalidades no trânsito”, argumenta Marchese.

No documento, o vereador pergunta se o município cobra as empresas de ônibus do CAT sobre a fiscalização da condição do transporte, bem como da saúde do condutor; se é realizada uma fiscalização e como é o procedimento; se os condutores de ônibus urbanos são submetidos ao exame de bafômetro e com qual periodicidade; e se os condutores passam por treinamento, como direção defensiva e outros, relacionados à responsabilidade de sua profissão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo